Em baixo podes ficar a saber mais sobre a História desta icónica série!
Durante 20 anos, os Pokémon fizeram as delícias de milhões de fãs de todas as idades e o seu universo tornou-se rapidamente uma das marcas de entretenimento mais populares no mundo. Desde a estreia japonesa de Pokémon Red e Pokémon Green na Game Boy, no ano de 1996, esta série lendária vendeu mais de 279 milhões de videojogos.
Os Pokémon são criaturas de todos os tamanhos e formas que vivem ou em regiões selvagens ou em coabitação com os humanos. Os Pokémon não falam, a não ser para pronunciarem os seus nomes. Atualmente existem já mais de 700 Pokémon.
Os Pokémon são criados e treinados pelos seus donos (designados de "treinadores"). Durante as suas aventuras, os Pokémon crescem e tornam-se mais experientes e, por vezes, podem até evoluir para Pokémon mais fortes.
Existe mais de uma dezena de tipos de Pokémon, incluindo o Fire, o Psychic e o Dragon, cada um com os seus pontos fracos e fortes. Por exemplo, um Pokémon do tipo Fire tem vantagem sobre o tipo Grass, ao mesmo tempo que tem desvantagem relativamente ao tipo Water. Isto torna o pensamento estratégico, o posicionamento e a utilização dos Pokémon na tua equipa componentes essenciais das batalhas.
Os primeiros videojogos Pokémon foram lançados na Europa em 1999, para a consola Game Boy, e foram um fator crucial na popularidade da marca. Os jogos Pokémon já foram lançados para uma variedade de consolas Nintendo, incluindo as recentes Nintendo 3DS e Wii U.
Na maioria dos títulos, o jogador assume o papel de um jovem treinador cuja missão envolve viajar até vários locais para apanhar e treinar Pokémon, assim como para combater outros treinadores com o objetivo de se sagrar o campeão da Pokémon League. Além disso, o jogador deve apanhar e catalogar todos os Pokémon do mundo do jogo. Apesar deste aspeto das batalhas, os jogos Pokémon evitam a violência explícita e os Pokémon nunca morrem durante o jogo. Os treinadores são convidados a participar numa variedade de atividades secundárias, incluindo concursos de talento e beleza, torneios e pesca (de Pokémon, claro!)
É possível também combater e trocar Pokémon com outros jogadores, o que permite às crianças aprenderem o valor da partilha e do espírito desportivo. Em consolas de videojogos mais recentes os jogadores podem, inclusivamente, trocar e jogar online com outros treinadores de qualquer parte do mundo.
Junichi Masuda é o diretor da série Pokémon nos estúdios de produção de videojogos japoneses Game Freak.
"Diria que quando começámos, tínhamos fé absoluta no que estávamos a fazer e queríamos levar até às crianças as alegrias de descobrir criaturas especiais – Pokémon – e de colecionar, combater e trocar: era esse o nosso sonho. Mas na altura podíamos apenas esperar que as pessoas apreciassem a nossa visão tanto quanto nós. Foi uma surpresa feliz...ou um sonho tornado realidade quando o jogo obteve todo este sucesso."
"Penso que muito do sucesso do jogo se deve aos próprios Pokémon e à relação que os fãs criam entre eles e as criaturas que descobrem enquanto jogam. Os fãs adoram escolher e usar em batalhas os seus Pokémon preferidos. Cada geração nova traz consigo Pokémon novos para descobrir. Isto, juntamente com as abundantes possibilidades de comunicação que os jogos oferecem, é o que une jogadores de todo o mundo.
Os primeiros jogos da série Pokémon foram lançados no Japão em 1996, tendo chegado à Europa três anos depois.