Possivelmente o jogo independente mais conhecido de todos os tempos, Cave Story possui um enredo completamente original cheio de personalidade e mistério. Um jogo de acção e aventura do conhecido designer independente, Daisuke Amaya (ou Pixel, para os fãs), Cave Story transborda de charme e carácter, levando-nos para um mundo raro onde uma raça curiosa de criaturas inocentes semelhantes a coelhos, os Mimigas, correm em liberdade.
Acordas numa caverna escura sem memória de quem és, de onde vieste ou por que estarás ali. Descobres a Vila Mimiga e descobres também que os Mimigas, outrora sem preocupações, estão à mercê de um cientista louco. A única esperança dos Mimigas pesa nos ombros de um rapaz calmo e amnésico que nem sequer se consegue lembrar do próprio nome.
Há 15 níveis para explorar, mais de 20 batalhas com bosses e 10 armas únicas a encontrar e a melhorar com upgrades. Com novos desenhos de personagens e três finais únicos, está nas tuas mãos parar o vilão delirante e salvar os Mimigas!