Atenção, fãs de Harry Potter! O teu feiticeiro preferido e os seus amigos estão a chegar à Wii sob a forma de LEGO! Se sempre pensaste que eras mais mágico do que um simples Muggle, pega na tua varinha mágica (o Comando Wii) e prepara-te para viver as primeiras quatro aventuras de Harry Potter como nunca!
Em LEGO Harry Potter: Years 1-4, a Warner Bros. Interactive Entertainment e a TT Games dão vida às primeiras quatro histórias (Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara dos Segredos, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Harry Potter e o Cálice de Fogo) em glorioso estilo LEGO. A história começa em Privet Drive e termina com os acontecimentos finais do Triwizard Tournament, parando pelo caminho em locais icónicos como Diagon Alley, Gringotts Wizarding Bank, Forbidden Forest, The Burrow e a aldeia de Hogsmeade. Escusado será dizer que passarás a maior parte do teu tempo nos corredores assombrados da Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry. Na verdade, a própria Hogwarts destaca-se como o ambiente mais extenso da história dos jogos LEGO.
Tal como os jogos LEGO anteriores, LEGO Harry Potter: Years 1-4 permite-te conduzir um pequeno grupo de personagens por níveis e missões com base nas histórias mundialmente famosas. Podes jogar na pele das personagens principais (Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger) assim como podes assumir o papel dos animais de estimação (Scabbers, Crookshanks, etc.) e até de vilões!
LEGO Harry Potter: Years 1-4 contém mais de 140 personagens jogáveis e a maioria tem habilidades únicas. Por exemplo, Harry enverga a Invisibility Cloak (capa que lhe confere invisibilidade) e consegue falar Parseltongue, enquanto Hermione detém Time-Turner e habilidades Academic Access especiais. Podes alternar entre personagens com o simples toque de um botão mas cabe-te a ti determinar quem na tua equipa tem as capacidades certas para resolver os puzzles e completar as tarefas que encontras pelo caminho. Ao avançares pelos níveis da história, recolhes peças LEGO que agem como moeda de troca para comprar novos feitiços e personagens. Usa estas novas personagens para regressares e voltares a jogar qualquer nível...poderás descobrir que as suas habilidades especiais desbloquearão áreas secretas anteriormente inacessíveis.
Claro que terás de assistir a aulas em Hogwarts para aprender a lançar feitiços como Lumos, Immobilus e Expelliarmus. Wingardum Leviosa, por exemplo, permite-te levitar peças LEGO e juntá-las de forma criativa para resolver puzzles. Lançar feitiços é fácil com o Comando Wii e irá decerto revelar-se útil para explorares os ambientes do jogo, resolvendo puzzles e enfrentando adversários. Durante as aulas com o Professor Snape, aprenderás a forjar poções que deverás usar para ultrapassar obstáculos com que te deparares no jogo.