No primeiro Mario Party para a Wii, até quatro jogadores atiram dados virtuais e andam para trás e para a frente nos tabuleiros (que vão desde uma casa assombrada a um comboio em movimento e uma ilha do tesouro) antes de competirem em loucos minijiogos que fazem uso total do Comando Wii. Podes equilibrar-te em cordas, saltar, fazer snowboard, remar, laçar e até decorar bolos!
Para além do modo multijogadores, Mario Party 8 também inclui um modo especial de jogador único e um modo apenas para minijogos, um bazar onde podes desbloquar novos minijogos e itens e um modo concebido especificamente para jogares na pele do teu Mii!