O Que é o Wii Chess?
De fácil utilização e desafiante, quer tenhas mais ou menos experiência de xadrez, Wii Chess apresenta um dos passatempos mais populares do mundo num formato fácil de usar que te vai deixar cada vez mais viciado à medida que aspiras tornar-te um mestre em táctica!
Enquanto que, com um tabuleiro tradicional de xadrez, se fica limitado a jogar com quem quer que esteja disponível, Wii Chess abre a porta a todo o tipo de interessantes desafios. Além de poderes jogar com um amigo no modo de dois jogadores, Wii Chess oferece a possibilidade de jogar em competições internacionais em que podes desafiar online outros jogadores da Europa através da Ligação Wi-Fi da Nintendo. O jogo permite igualmente que os jogadores com mais experiência enfrentem testes altamente exigentes contra o próprio jogo, graças a um dos sistemas de inteligência artificial mais avançados do planeta.
Para os principiantes, Wii Chess facilita a integração gradual no jogo ao mostrar dicas no ecrã que relembram para onde cada peça se pode mover – só para o caso de não conseguires distinguir o cavalo da torre! E, com a opção de escolha de um leque de tabuleiros e peças, podes encontrar o estilo com o qual te sentes mais confortável à medida que aperfeiçoas o mais pequeno detalhe do teu jogo.
Ao avançar, poderás igualmente tirar partido da opção Analyse/Replay (Analisar/Rever), que te permite regressar a jogos já terminados e retomá-los em qualquer ponto. É a forma ideal de compreenderes o que te levou à derrota e de tentares corrigir os erros que possas ter cometido da primeira vez.
Enquanto que competições entre família, amigos e até jogadores online decerto te mantêm bem desperto, em Wii Chess vais encontrar um adversário que deixa até o jogador mais implacável a puxar pela cabeça.
A inteligência artificial avançada que Wii Chess oferece está classificada como uma das mentes não-humanas mais brilhantes do mundo. Uma mente que, garantidamente, irá penalizar qualquer passo em falso dado na tentativa de fazer xeque-mate. Como saberão os jogadores ávidos de xadrez, existe um sistema de pontos que permite saber o nível exacto de competência de qualquer jogador. Na escala de pontos, considera-se que os jogadores com uma classificação de 2300 estão entre a elite do xadrez mundial. Na definição de dificuldade máxima, Wii Chess replica um jogador com uma classificação de 2300. De acordo com uma lista recente de classificações da Federação Internacional de Xadrez, o número de jogadores a nível mundial com uma classificação igual ou superior a 2400 é inferior a 2000. Por isso, prepara-te para enfrentar um verdadeiro mestre quando decidires jogar Wii Chess!
Mas não te preocupes – se preferires enfrentar um adversário electrónico mais benévolo podes ajustar o nível de dificuldade do jogo nas definições, de modo a poderes jogar num nível que se adeque ao teu e teres, assim, oportunidade de ganhar. Mas não estejas à espera de favores quando estiveres frente-a-frente com o melhor que o computador te pode dar. Uma jogada em falso, e acabou-se!
Ninguém gosta de baixar a cabeça com uma derrota brutal, por isso (e felizmente) Wii Chess dá-te a oportunidade de corrigir os erros cometidos. Ao gravar e rever os jogos, podes regressar aos jogos anteriores contra o computador ou um adversário humano e retomá-los em qualquer ponto.
Uma grande ferramenta para ajudar os principiantes a aprender com os erros, e uma forma ideal de os jogadores mais experientes aperfeiçoarem as suas jogadas, com o modo Analyse/Replay vais conseguir fazer as jogadas certas num instante!
Leva a tensão da competição internacional para a tua casa e desafia outros jogadores de todo o continente jogando Wii Chess online.
Os jogadores que tiverem a Consola Wii ligada à Internet podem aceder através da Ligação Wi-Fi da Nintendo e medir forças com outros entusiastas de xadrez de toda a Europa em batalhas estratégicas com muita emoção!
A par da opção de competir com um adversário ao acaso na Internet, podes também jogar com um oponente conhecido desafiando alguém da tua lista de Amigos Wii. Podes acrescentar Amigos Wii à lista depois de trocarem os vossos números Wii, abrindo assim caminho para jogarem as vezes que forem precisas para marcar posição do outro lado do tabuleiro!