Wii Sports oferece cinco experiências desportivas distintas, utilizando o Comando Remoto Wii para proporcionar uma sensação natural, intuitiva e realista. No jogo de Ténis, segura o comando como se fosse uma raquete e balança-o de maneira a poderes fazer todo o tipo de jogadas – jogadas batidas do lado direito ou esquerdo, bolas altas e baixas, dependendo da velocidade a que balanças e do ângulo. No jogo de Basebol, o comando é manuseado como um taco com o qual vais poder bater bolas rápidas e fazer um home run.
No Golfe, agarra o comando como se de um taco de golfe se tratasse e balança-o de forma a atirar a bola para o green. Com o Bowling, levanta o Comando Remoto Wii como se fosse mesmo uma bola de bowling, e balança os braços para a lançares. No jogo de Boxe, usa o comando Nunchuck e o Comando Remoto Wii como se fossem luvas, de maneira a fintares e soqueares os teus adversários.
Os jogadores podem utilizar as suas próprias caricaturas Mii e jogar contra as dos seus amigos, para assim desfrutarem de uma experiência mais personalizada. À medida que os jogadores se aperfeiçoam e evoluem, a habilidade das suas personagens Mii também aumenta, e assim podem ver exactamente o quanto melhoraram. Independentemente de seres um desportista exímio ou um principiante, o Wii Sports é uma experiência que vais querer sempre repetir!