Hyperlight EX é um jogo de ação de alta intensidade que te convida a controlar uma nave espacial que luta contra hordas de monstros alienígenas num ambiente cósmico virtual. A tua nave espacial conta com uma capacidade especial: viaja a uma velocidade superior à da própria luz (Faster-Than-Light - F.T.L.), tornando-se a derradeira arma.
Ao colidir com inimigos neste estado, a nave é capaz de destruir imediatamente tudo aquilo em que toca. Neste jogo existem também outros bónus, armas e entidades que podem ajudar-te a superar as inúmeras dificuldades com que te depararás, incluindo as batalhas contra os terríveis bosses finais que te esperam no lado negro do universo!