METAL SLUG é o primeiro título de uma das mais famosas séries de videojogos. Foi lançado originalmente pela SNK em 1996 no Japão.
Os jogadores controlam Marco e Tarma, que pertencem à equipa de Forças Especiais conhecida como a Peregrine Falcon Squad. Luta para derrotares o General Donald Morden numa tentativa para recuperares a arma roubada, a METAL SLUG, e recorre a vários veículos e armas para virares a luta em teu favor.