SAMURAI SHODOWN é um jogo de combates lançado originariamente pela SNK em 1993 no Japão.
O jogo contém 12 espadachins, cada um com traços de personalidade únicos, que combatem entre si antes de enfrentarem o Shiro Tokisada Amakusa no momento mais alto do jogo.
Um dos elementos que destaca este jogo é o Rage Gauge, que se enche à medida que o jogador vai sofrendo danos. Quando esta barra fica cheia, os ataques da personagem provocam mais danos, o que torna as batalhas mais emocionantes.