Howl é um jogo de folclore tático por turnos que decorre numa era medieval. Uma "praga do uivo" sinistra assolou essas terras e transformou todos que ouviram esse som em feras selvagens. Terás de assumir o papel de uma heroína surda que enfrenta o perigo atrás de uma cura.
Quando planeares os teus ataques, não dependes apenas da tua astúcia, pois também terás uma variedade de habilidades à disposição. Ao massacrar mais lobos, vais adquirindo várias habilidades, como salto, bomba de fumo e tiro perfurante. Enfrenta os perigos para melhorares as habilidades, desbloqueares mais espaços de ação e desfazeres pontos. À medida que fores preparando os teus ataques, também vais criando a tua própria profecia, tecendo uma escritura contínua durante a luta.
Os gráficos de Howl são criados com "tinta viva", um estilo artístico fluido que pinta a história conforme vais jogando. Traça o teu caminho através de um sombrio mundo folclórico, com lugares obscuros, mas mágicos, lutando e escrevendo para salvar as terras da praga.