Tachyon Project é um jogo de tiroteios cheio de ação e focado numa história envolvente. Ao longo do modo história desbloquearás progressivamente todas as armas, armas secundárias e regalias disponíveis para configurares a tua nave. Precisarás de tudo isto para enfrentar os inimigos cada vez mais duros que vais encontrar com mais de 30 tipos diferentes (incluindo quatro bosses).
Em Tachyon Project assumes o controlo de Ada, um programa informático que ganhou consciência e que foi criado para infiltrar os servidores mais seguros da Terra. Depois de alguns acontecimentos bastante misteriosos, a Ada é expulsa do servidor de teste onde vive e atirada para a Internet, mas quando tenta regressar percebe que não é capaz. Aí parte numa viagem para descobrir a verdade por trás do que aconteceu aos seus criadores, que ela considera seus pais. Ao longo desta viagem vai descobrir que tudo é mais complexo do que inicialmente pensava.