The Flame in the Flood: Edição Completa é um jogo de sobrevivência num ambiente selvagem no qual uma menina e o seu cão viajam a pé e de jangada através de um rio, que é gerado aleatoriamente.
Angaria recursos, cria ferramentas, cura doenças, esquiva-te de animais ferozes e, o mais importante, tenta sobreviver num ambiente selvagem. Esta Edição Completa inclui várias melhorias na dinâmica de jogo, a que se junta modo com os Comentários do Realizador.
The Flame in the Flood tem ainda uma banda sonora original criada pela estrela do Alt-Country, Chuck Ragan, incluindo The Camaraderie, The Fearless Kin e outras participações especiais.