VVVVVV é um desafiante jogo de plataformas de ação 2D com uma mecânica que pode parecer simples, mas não é! Sem a capacidade de saltar, o captain Viridian tem de recorrer à inversão da gravidade para avançar por centenas de divisões e resolver os quebra-cabeças que estes contêm.
Este jogo faz referência aos jogos de computador de 8 bits ao oferecer um estilo visual "retro", uma estética genuinamente clássica e uma banda sonora chiptune criada pelo músico sueco Magnus Palsson.