O malvado génio Robotnik roubou as Chaos Emeralds e toca ao Sonic e ao Knuckles detê-lo. Felizmente, o Sonic tem novos movimentos e mais power-ups especiais para derrotar o génio do mal. Viaja com o Sonic e o Knuckles num labirinto de armadilhas, robôs malvados e cenários de meter medo para provar ao Dr. Robotnik que não inventaram uma armadilha que um Hedgehog ou um Echidna determinados não consigam superar.