Segue o cavaleiro das trevas Cecil—Capitão da força de elite de Baron, os Red Wings—ao embacar numa viagem recheada de provações, traições, amizade, perda e autodescoberta. Incerto em relação aos motivos do seu monarca, conseguirá Cecil virar as costas à destruição e à escuridão?
Lançado originalmente para a SNES na América do Norte com o título de FINAL FANTASY II, que segue uma ordem cronológica dentro da série, este jogo corresponderia na realidade a FINAL FANTASY IV.