Metal Slug 3 é o quarto título da série Metal Slug, a seguir a Metal Slug, Metal Slug 2 e Metal Slug X. O Marco e a Tarma estão de volta para protagonizarem mais uma aventura recheada de ação, apanhando várias armas pelo caminho, para tornar tudo mais fácil.
Os Slugs também estão de volta e mais coloridos do que nunca, com Slugmariners, Drill Slugs e Elephant Slugs a juntarem-se aos Metal Slugs e Slugnoids originais. Tal como nos títulos anteriores, existem itens escondidos a encontrar, POWs a salvar e um mapa que permite aos jogadores seguirem uma trajetória diferente até ao fim.