Os Reploids estão a ser transformados em carcaças sem vida, como se as suas almas tivessem sido apagadas. Cabe agora a X e Zero tentar descobrir quem são os responsáveis. Alterna entre X e Zero à medida que combates inimigos e destróis bosses mortais.
Recolhe power-ups para aumentar as tuas habilidades, equipa X ou Zero com armas especiais e únicas e resolve o mistério para restituir aos Reploids as suas almas perdidas!