Donkey Kong foi sequestrado pelo maléfico King K. Rool que exige como resgate toda a sua reserva de bananas! No entanto, em vez de ceder e abdicar da preciosa reserva, Diddy Kong decide juntar-se a Dixie Kong para salvar o seu amigo.
Embora a história possa soar a algo familiar para os fãs de Donkey Kong Country 2, os níveis são todos novos. Lança-te nesta aventura na pele de Diddy ou de Dixie e conta com o apoio de animais amistosos como o rinoceronte Rambi, a aranha Squitter, o peixe-espada Enguarde ou o papagaio Squawks para colocares DK a salvo!