Com uma tarefa tão dantesca pela frente, ainda bem que Harry e companhia são bem versados nas artes da magia! No Ecrã Táctil, os jogadores guiarão Harry e explorarão diversos ambientes, cada um dos quais introduz novos inimigos, puzzles a resolver e missões a concluir. Pelo caminho utilizarás as habilidades únicas de Ron e Hermione, tirando partido dos seus feitiços Arresto Momento e Deluminator para abrandar inimigos ou para fazer Harry avançar coberto pelas trevas. Mas mantém-te atento à Ability Bar uma vez que os feitiços lançados por qualquer um dos três esvaziará este importantíssimo medidor de magia. Para aumentares a Ability Bar e te certificares de que a magia dura mais tempo, desfolha as páginas do livro de feitiços espalhadas pelo mundo e se encontrares páginas suficientes, a força de certos feitiços aumentará.
Também fundamental no mundo de Harry Potter é o uso das poções. No jogo poderás encontrar misturas já feitas para repor a saúde de Harry e destruir determinados obstáculos. Por outro lado, poderias simplesmente pegar nos ingredientes e acabar por fazer tu próprio as infusões abanando, agitando, cortando e mexendo ingredientes no Ecrã Táctil. Poderá revelar-se um pouco mais laboroso do que simplesmente encontrar o que precisas por aí, mas o trabalho de um verdadeiro feiticeiro não se limita a abanar uma varinha de condão!