Quando Battalion Wars original se estreou na Nintendo GameCube em 2005, destacou-se dos restantes jogos. Demonstrando uma mistura perfeita de acção e estratégia, e um estilo visual que rompia com o convencional, o jogo era admirado por possuir a mais rara das qualidades – originalidade.
Dois anos mais tarde a equipa que desenvolveu Battalion Wars está de volta com uma sequela que promete voltar a quebrar os moldes em que se baseiam os jogos de acção, e proporcionar aos utilizadores da Wii uma vibrante experiência de estratégia. Fomos até à Kuju, empresa criadora de Battalion Wars II (BWii), nos seus estúdios de Londres, para que nos expliquem porque a Wii é tão perfeita para um franchise que tem tido, desde sempre, orgulho em trabalhar de forma inovadora.
As raízes de Battalion Wars datam dos primeiros dias da Kuju, que foi fundada em 1998. Tendo trabalhado arduamente para desenvolver o conceito para um jogo de acção com um toque de estratégia, a empresa estava empenhada em encontrar o ambiente natural para um projecto repleto de criatividade e originalidade. Entre os criadores do título original estava o Director Criativo da Kuju, Tanc Dyke-Wells, que recorda as primeiras etapas para tentar levar o franchise ao público adequado.
"Basicamente tínhamos um conceito para um protótipo original, para o qual construímos uma demo, e a ideia principal era, na realidade, criar um jogo de acção que se ajustasse aos utilizadores de consolas. Mas um jogo de acção que te proporcionasse mais poder e a sensação de controlo, bem como alguma da profundidade que obténs de um jogo de estratégia em tempo real."
"Mostrámos vídeos do protótipo de Battalion Wars a uma série de pessoas, mas com a Nintendo a interacção foi muito boa. Eles estavam à procura de títulos que fossem originais, e Battalion Wars tem um pouco de jogo híbrido, situando-se entre dois géneros. E como empresa inovadora que é, pareceu-lhes muito interessante."
Não demorou muito até que a ideia de um jogo que combinava acção frenética com estratégia cuidadosa evoluísse até se tornar no Battalion Wars para a GameCube, convidando os jogadores a libertarem o seu poder militar em campanhas cheias de acção que exigiam deles tanto de força como de astúcia. E enquanto o jogo tornava real muito do que a Kuju tinha visionado, não demorou muito para que eles começassem a pensar numa sequela.
Juntamente com o resto da equipa do Battalion Wars, o Designer Chefe da Kuju, Andy Trowers, participou na planificação do futuro da série e na identificação de elementos chave que elevassem a segunda parte a um outro nível. Segundo Andy, para além de manter o estilo e jogabilidade única do original, o desejo de corresponder ao feedback dos fãs estava entre as principais considerações da Kuju quando planeou o Bwii..
"Depois de lançarmos o primeiro Battalion Wars, passámos muito tempo a pesquisar fóruns, a ler críticas e a tentar sentir o que as pessoas queriam no próximo jogo. O modo multijogadores era claramente algo que todos pareciam querer, e também havia muita gente que nos pedia unidades navais. Recolhemos essas ideias, que na realidade coincidiam com aquilo que queríamos fazer."
Para Tanc, o estilo visual tão diferente do BWii resume na perfeição o que é a série, e enfatiza o desejo de colocar a diversão em primeiro lugar.
“O tipo de experiência de entretenimento que quisemos criar foi acima de tudo um jogo não muito sério. Algo divertido, que não fosse soturno nem escabroso, que não fosse uma interpretação dos eventos actuais. Tem sentido de humor e é divertido, e muito satisfatório quando se trata de disparar ou rebentar coisas!”
Desde o início do processo criativo de Battalion Wars a Kuju teve acesso a um modelo de desenvolvimento da Wii, e reparou imediatamente nas novas possibilidades que se abriam para o projecto. Para Andy, experimentar a Wii pela primeira vez foi uma experiência reveladora.