Dead Space Extraction
Costumavam dizer que no espaço, ninguém te ouve gritar. Mas isso foi antes de Dead Space Extraction ter emergido para oferecer uma experiência de acção na primeira pessoa tão intensa que os teus gritos de ajuda vão, garantidamente, ecoar pela galáxia.
Criado exclusivamente para a Wii, Dead Space Extraction atira-te de cabeça para um verdadeiro pesadelo nas regiões remotas do espaço. Fazendo parte de um grupo de colonizadores mineiros na Aegis VII, experienciarás o terror iminente quando uma infecção mortífera é desencadeada e ameaça consumir tudo no seu caminho - incluindo a tripulação a bordo da tua nave.
Com um enredo apaixonante, um ritmo de suspense e uma perspectiva na primeira pessoa bastante cinematográfica que te faz sentir como se estivesses mesmo lá, Dead Space Extraction arrastar-te-á para um mundo atmosférico e sombrio onde o terror está sempre à espreita. Felizmente, terás um arsenal incrível de armas que te ajudam a derrotar a ameaça do misterioso vírus assim como a opção de lutar pela tua vida juntamente com um amigo no modo cooperativo Multijogadores.
Prepara-te para enfrentar o princípio do fim em Dead Space Extraction exclusivamente para a Wii.
Jogar Dead Space Extraction na Wii é uma experiência assustadora. Avançando lentamente por corredores mal iluminados, há uma sensação constante de condenação de que não nos conseguimos livrar. E com razão. Nunca ficas muito tempo sem que algo se mexa nas sombras - algo não muito humano que inevitavelmente vai de encontro a ti com o singular objectivo de tornar a escuridão à tua volta mais permanente.
Como Steve Papoutsis, produtor executivo do jogo, assinalou durante a nossa sessão de jogo Co-op na E3 2009, a arte de assustar as pessoas é algo mais do que a repetição dos mesmos truques. Um dos tenebrosos Necromorphs do jogo poderá aparecer subitamente de um esconderijo obscuro ou manter-se num canto soturno e identificar-se apenas com sons sussurrados que os jogadores menos atentos poderão não ouvir. Esta variedade define o tom de pânico real enquanto procuras um caminho de fuga, uma sensação de que estás à mercê da tua envolvência em todos os momentos.
Uma situação inteligente é aquela em que estás a tentar reparar um elevador avariado enquanto dois Necromorphs aos gritos tentam passar pelas portas parcialmente abertas. Experimentado com dois jogadores, o cenário chama pelo colono armado até aos dentes para rebentar com as criaturas em toda a sua fúria (usando um lança-chamas neste caso) enquanto o outro tenta soldar um circuito integrado no elevador. A acção de soldadura foi desempenhada apontando o Comando Wii ao ecrã e desenhando uma linha entre dois pontos, antes de trocar de papel com o outro jogador. Manter a mão firme perante efeitos visuais e áudio intensos torna o exercício uma verdadeira provação, e mesmo que um jogador se tenha conseguido manter calmo, a frustração intensa de o seu parceiro não conseguir cumprir a sua parte criou uma inteligente experiência de cooperação que foi muito além das tensões tradicionais criadas pela recolha de munições que consegues encontrar antes de o teu amigo lá chegar.
Naturalmente, trazer alguma luz à envolvência em Dead Space Extraction nem sempre é uma experiência reconfortante, e é provável que o brilho verde revele os membros tenebrosos de um Necromorph sedento de sangue tal como não deverá oferecer grande esperança.