Swords & Soldiers é um jogo de estratégia em tempo real de scroll lateral que te permite controlar facilmente toda a acção no campo de batalha usando apenas o Comando Wii. Basta apontar para o ecrã e carregar no Botão A para construir novas unidades, lançar feitiços terríveis e reduzir as estruturas inimigas a pedaços! Podes enfrentar os vários modos e missões do jogo sozinho ou desafiar um amigo para batalhas carregadas de acção num ecrã bipartido.
O objectivo do jogo é simples: escolhe e controla uma das três diferentes facções e percorre o campo de batalha na direcção do inimigo para o derrotares. Há três modos de jogo distintos em Swords & Soldiers, cada qual com os seus desafios únicos.