A série de sete vídeos demonstrativos da ação do jogo, que será disponibilizada ao longo das próximas semanas, oferecer-te-á um olhar mais pormenorizado sobre os vastos mundos de Bionis e Mechonis, a cena de uma guerra aparentemente infindável entre os Mechon ( uma raça de máquinas) e os Homs (os humanos).
O primeiro vídeo da série apresenta-te os elementos básicos do jogo em que guias Shulk na batalha por Bionis para repelires a invasão de um terrível exército mecânico e desvendares os segredos de uma espada mística, a Monado.
Fica com uma visão abrangente dos vários aspetos do jogo, vê como concluir missões, obtém armaduras e recolhe novos itens e armas. O primeiro vídeo exclusivo mostra-te como efetuar ataques com os membros iniciais da tua equipa, Reyn e Fiora, que são uma das formas mais eficazes de derrotar os monstros que encontrarás pelo caminho.
Experienciarás também as investidas dos Mechon, o ponto de viragem na história de Xenoblade Chronicles. Desvenda a arte de infligir "break" e de causar "topple" para que a tua equipa possa começar, finalmente, a fazer sérios estragos nos Mechon assim como a dominar a Monado, a única arma capaz de os derrotar.
Familiariza-te com as visões de Shulk nas quais este consegue ver, durante breves instantes, os acontecimentos catastróficos do futuro, acontecimentos estes que deves fazer de tudo para impedir. Fica a conhecer também o sistema de afinidade no qual o jogador pode melhorar a sua relação com a sua equipa e com muitas personagens não-jogadoras interagindo com elas. O sistema de afinidade incorpora também missões secundárias cuja conclusão bem sucedida poderá afetar a forma como as pessoas da cidade te tratarão, desbloqueando novas sequências da história que terás de explorar.
O primeiro vídeo desta série de sete descobertas dos elementos de Xenoblade Chronicles demonstrará o jogo usando exemplos reais e situações com que te depararás na tua batalha pela defesa da Colony 9.
Nota: Os vídeos "Let's Play" mostram muitos locais e aspetos do jogo assim como vislumbres de algumas cutscenes mas, no geral, evitam revelar partes decisivas da história. A sua visualização fica, contudo, ao critério do utilizador.