Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2 levam os jogadores de volta para a região de Unova, dois anos depois de Pokémon Black Version e Pokémon White Version. Embora este jogo decorra numa região familiar, existirão muitas áreas novas a descobrir e alterações nos locais que já conheces. Uma área nova é a Virbank City, berço dos Pokéstar Studios, estúdios estes que poderás visitar. Terás até a possibilidade de criar e de protagonizar o teu próprio filme com os teus Pokémon preferidos e estreá-lo no cinema do jogo. O público atribuir-lhe-á depois uma classificação com base nas escolhas de argumento e nas sequências de jogadas em batalha. Se o filme tiver sucesso, poderás rodar mais filmes ou até criar sequelas dos filmes já existentes. As categorias dos filmes incluem, entre muitas outras, "comédia romântica" e "terror".
Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2 darão também aos fãs dos jogos originais a oportunidade de reencontrarem alguns amigos já que Cheren e Bianca regressarão. Bianca é agora a assistente da Professora Juniper, ajudando-a com a sua investigação sobre os Pokémon, e Cheren é agora Gym Leader e professor numa escola na Aspertia City, o local de partida desta aventura.
Em Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2 terás também a possibilidade de apanhar alguns Pokémon, como Eevee, Riolu, Tyranitar, Arcanine e Mareep, a partir do exterior da região de Unova, desde o início do jogo. Se estiveres a jogar na Nintendo 3DS poderás também transferir os Pokémon que tiveres apanhado com o Pokémon Dream Radar para os teus novos jogos. O Pokémon Dream Radar, disponível no mesmo dia que estes dois novos títulos Pokémon, permitir-te-á utilizar várias funções da Nintendo 3DS, incluindo as câmaras, os controlos por movimento e a tecnologia de Realidade Aumentada, para descobrires e apanhares Pokémon movendo a tua Nintendo 3DS. O jogo inclui Pokémon raros como as novas formas Therian de Pokémon Lendários: Tornadus, Thundurus e Landorus.