Entrevista com os criadores - parte 1: Game Builder Garage
Conteúdos pré-gravados, em conformidade com as atuais medidas de saúde e segurança relativas à epidemia COVID-19.
Esta é a primeira parte de uma série de "Entrevistas com os criadores", em que vários criadores da Nintendo transmitem, nas suas próprias palavras, os seus pensamentos sobre o desenvolvimento de produtos e os pontos específicos mais críticos para cada um. Para começar, falamos com dois criadores envolvidos no desenvolvimento de Game Builder Garage, já disponível para a Nintendo Switch.
Naoki Masuda (referido como "Masuda" nesta entrevista): Eu sou o Masuda, o diretor e programador de Game Builder Garage. Previamente estive a cargo do planeamento e programação do Nintendo Labo.(1)
(1) Os kits do Nintendo Labo proporcionam aos jogadores as ferramentas para construírem e jogarem com várias criações "Toy-Con" – como pianos, motas e robôs – combinando cartão e a consola Nintendo Switch.
Kosuke Teshima (referido como "Teshima" nesta entrevista): Sou o Teshima. Como subdiretor, estive a cargo da coordenação das aulas interativas de Game Builder Garage. Antes disso, estive envolvido na criação do texto para a parte "Descobre"(2) do Nintendo Labo.
(2) Na parte "Descobre" do Nintendo Labo, os jogadores podem ficar a saber como os Toy-Con funcionam.
Com certeza. Game Builder Garage é um título que faz com que seja divertido e fácil programar os vossos próprios jogos simplesmente ligando criaturas misteriosas chamadas Nodon. Mesmo que sintam que programar é algo complicado, os utilizadores começarão gradualmente a perceber a programação com passos intuitivos e fáceis de seguir e acabarão por conseguir criar os seus próprios jogos.
Após o desenvolvimento do Kit VR do Nintendo Labo, o quarto da série, comecei a perguntar-me se poderíamos inspirar-nos na parte Toy-Con Garage VR deste título para criar um produto separado. No caso do Kit VR do Nintendo Labo, depois de os jogadores obterem uma noção geral sobre a criação dos Toy-Con, poderiam divertir-se a criar os seus próprios jogos VR com Toy-Con Garage VR. Mas pensei em tornar as aplicações mais gerais, não apenas para realidade virtual.
Não, nem por isso. Achei, porém, que poderíamos levá-lo mais longe. A ferramenta Toy-Con Garage é a última parte da aplicação prática do Kit VR do Nintendo Labo e, inicialmente, a expectativa era que apenas algumas pessoas a usassem. Contudo, depois de termos levado a cabo um concurso Toy-Con Garage apercebi-me de que existiam muitos jogos interessantes e gratificantes entre todos os jogos originais criados pelos utilizadores do Toy-Con Garage e queria que mais pessoas ainda experienciassem as alegrias de criarem os seus próprios jogos.
Mesmo dentro da equipa de desenvolvimento do Nintendo Labo, os designers que normalmente não tratam da programação utilizaram o Toy-Con Garage para criarem os seus próprios jogos. Mas, por vezes, paravam a meio pois não sabiam como continuar a fazer o jogo que queriam fazer. E depois vinham perguntar ao Masuda-san, que havia desenvolvido o Toy-Con Garage. E aprenderam gradualmente a criar jogos. Nessa altura, o Masuda-san respondeu a todas as perguntas e tornou-se assim uma espécie de "conselheiro técnico", não foi? (risos).
Após ter ouvido todas as perguntas dos designers e visto todos os jogos criados pelos utilizadores, apercebi-me de que esta parte Toy-Con Garage é divertida e de que seríamos capazes de expandir essa diversão se tivéssemos uma consola que oferecesse orientação sobre a criação de jogos com o Toy-Con Garage. Isto, pensámos nós, torná-lo-ia mais acessível para os utilizadores.