Entrevista com os criadores – parte 2: Nintendo Switch – Modelo OLED
Conteúdos pré-gravados, em conformidade com as atuais medidas de saúde e segurança relativas à epidemia COVID-19.
Nesta edição de “Entrevistas com os criadores”, uma série de entrevistas em que vários criadores da Nintendo transmitem, nas suas próprias palavras, os seus pensamentos sobre o desenvolvimento de produtos e os pontos específicos mais críticos para cada um, falamos com duas pessoas que lideraram o desenvolvimento da Nintendo Switch – Modelo OLED, já disponível.
Chamo-me Shiota e sou diretor do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico, que está encarregue de desenvolver hardware (1). Faço parte da equipa de desenvolvimento de consolas domésticas desde que ingressei na empresa. Desde então, tive a oportunidade de participar na série de entrevistas "Iwata Pergunta" para falar sobre o desenvolvimento da Wii (2) bem como da Wii U (3), sendo que, ainda antes disso, já tinha contribuído para o desenvolvimento de consolas. Na realidade, o primeiro projeto de desenvolvimento de consolas em que participei foi o "AV Famicon" (4). Através do exemplo dos funcionários mais seniores da Nintendo, pude aprender de que forma a Nintendo cria os seus produtos.
O meu nome é Yamashita e faço parte do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico. Tenho participado no desenvolvimento de hardware para consolas domésticas desde que entrei para a empresa, contribuindo de variadíssimas formas. No caso da consola Wii, participei no desenvolvimento das funcionalidades integradas, como o menu do sistema. Na Wii U, participei no desenvolvimento do Wii U GamePad (5). Estive envolvido no projeto da Nintendo Switch como responsável pelo desenvolvimento de hardware e, na Nintendo Switch – Modelo OLED, coordenei as sugestões e opiniões da equipa de desenvolvimento sobre o tipo de experiência que podemos oferecer aos nossos consumidores.
(2) Lançada em 2006. Uma consola doméstica que usa o Comando Wii como comando e apresenta jogos com controlos intuitivos.
(3) Lançada em 2012. Uma consola doméstica que apresenta jogos cujos ecrãs aparecem tanto na TV como no Wii U GamePad.
(4) Um modelo melhorado da Family Computer lançado em 1993. Além da mudança de visual da consola e do comando, foi equipado com uma porta AV que permitia a saída de vídeo composto. A Family Computer (Famicom) foi lançada na Europa e na América do Norte com o nome de Nintendo Entertainment System (NES).
(5) Um comando exclusivo da Wii U equipado com um ecrã tátil, para além de manípulos e botões analógicos.
Na fase inicial do desenvolvimento da Nintendo Switch, considerámos o desenvolvimento de variações do hardware e a nossa ideia era expandir a plataforma Nintendo Switch de variadas formas. Nessa linha, deixámos em cima da mesa a possibilidade de apresentar um novo modelo da Nintendo Switch após o lançamento da sua primeira versão. Contudo, na altura, não tínhamos decidido especificamente que funções iríamos atualizar. Enquanto desenvolvíamos a Nintendo Switch Lite, esperávamos oferecer um novo modelo não só para as pessoas que estavam a comprá-la pela primeira vez, como também para quem pretendia comprar um modelo adicional após a compra do original.
Tal como Yamashita-san mencionou, também eu quis lançar um novo modelo da Nintendo Switch. No entanto, na fase conceptual, não tinhamos nenhuma ideia em específico sobre que características incluir. Desde o lançamento da Nintendo Switch, em 2017, surgiram-nos várias ideias, fizemos algum testing técnico, juntámos os resultados e, finalmente, criámos o novo modelo que agora veem e que estamos prontos para lançar. Durante a fase de testes, considerámos diferentes tecnologias e, tendo por base o modo como os nossos clientes jogam com a Nintendo Switch, decidimos quais as ideias e tecnologias a adotar no novo modelo.
Comentou que, inicialmente, não tinham decidido o que incluir no desenvolvimento do novo modelo mas, conforme as ideias foram surgindo, tiveram algum critério para selecioná-las?
Durante o processo de decisão sobre o que incluir na nova Nintendo Switch – Modelo OLED, focámo-nos nas reações dos utilizadores da Nintendo Switch à escala global. Felizmente, acredito que o conceito e a experiência de jogo da Nintendo Switch foram bem recebidos. Em vez de criarmos algo completamente diferente, optámos por manter a forma atual e garantir uma experiência ainda melhor. Por outras palavras, optámos por "refinar" o design e as funções já existentes. Foi com base nessa linha de pensamento que chegámos às escolhas técnicas finais.