A postos para embarcar numa emocionante aventura em Xenoblade Chronicles 3? Quer nunca tenhas jogado um RPG japonês (JRPG), quer sejas novo no mundo de Xenoblade Chronicles, ou precises apenas de uma pequena ajuda, temos para ti alguns truques e dicas que poderão ser úteis nas tuas aventuras.
Embora haja algumas ligações entre os jogos que os fãs de longa data reconhecerão, cada um dos títulos desta série constitui uma história independente com os seus próprios ambientes, personagens e sistemas de jogo. Isto significa que podes saltar logo para o mundo de Xenoblade Chronicles 3 e aproveitar a experiência ao máximo, seja qual for o teu grau de conhecimento da série.
No caso de este ser o teu primeiro jogo Xenoblade Chronicles ou de nunca teres jogado um JRPG, considera escolher um nível de dificuldade mais baixo no início. Com combates mais fáceis terás a oportunidade de te concentrar na história e nas personagens. Se a determinada altura achares tudo demasiado fácil, poderás sempre ajustar o nível de dificuldade no menu principal (System > Options > Game > Difficulty).
Sempre que te sentires um pouco assoberbado nas batalhas, recorre ao botão – para ativar a "batalha automática", que permitirá à tua personagem lutar de forma independente. Isto poderá revelar-se especialmente útil para descobrir como funcionam as mecânicas de jogo, como os combos e os ataques em cadeia. Tem em conta porém que a função não estará disponível em determinadas batalhas, sobretudo nas mais importantes.
Os JRPG são conhecidos pelos seus complexos sistemas de batalha e Xenoblade Chronicles 3 não é exceção. Se alguma vez precisares de ser recordado, seleciona "System" no menu principal e, em seguida, "Training Drills". Nesta secção encontras tutoriais sobre os fundamentos de batalha, como o cancelamento de ataques ou a execução de combos. Temos a certeza de que sairás de lá com alguns truques na manga!
Contas com muitas opções para equipar as tuas personagens para a batalha. Uma vez que são seis, existem bastantes considerações a fazer, mas felizmente existe uma forma de o facilitar: prime o botão Y no menu de personagens e já está! A personagem escolhida ficará equipada automaticamente com as melhores Arts, habilidades, Gems e acessórios disponíveis.
Quando alterares as classes e os papéis das personagens do grupo, lembra-te que é importante contar sempre com dois atacantes, dois defensores e dois healers, no mínimo. Cumpridos estes requisitos, faz experiências com diferentes papéis até encontrares a combinação mais adequada para ti. Por exemplo, se um monstro perseguir incessantemente os teus healers, considera acrescentar um defensor para atrair a sua atenção. Se precisares de um pouco mais de assistência, incorpora um herói para que inflija mais danos, enfrente a raiva do inimigo ou ajude a curar os aliados.