Em Pokémon Link: Battle! tens de emparelhar Pokémon idênticos de entre os vários Pokémon que preenchem a tua Link Box (caixa de ligação) - o grande campo de Pokémon no ecrã inferior. O Pokémon que aparece no ecrã superior é o Pokémon selvagem que estás a combater. Alinha três Pokémon numa fila para libertares os teus Pokémon da caixa e para atacares e reduzires o nível de HP do Pokémon selvagem que estás a enfrentar. Quando o seu nível de HP chegar a zero, poderás efetuar o Link com esse Pokémon!
À medida que o tempo for passando, o Pokémon selvagem irá ripostar e atacar-te. Quando fores atacado por um Pokémon selvagem, a Link Box perderá alguma da sua energia. O Pokémon selvagem poderá mesmo tentar prejudicar-te! Caso a energia da tua Link Box chegue a zero, será o fim do jogo para ti.
Em Pokémon Link: Battle! estão presentes os mais de 700 Pokémon descobertos até à data, incluindo aqueles que se estrearam em Pokémon X e Pokémon Y e todos contam com um novo aspeto e ícones engraçados. Enfrenta Pokémon populares, como Xerneas, Yveltal e Charizard, em dez zonas principais com vários níveis, o que faz com que cada vez que jogas desfrutes de uma experiência diferente!
Pokémon Link: Battle! é compatível com a funcionalidade StreetPass da tua consola Nintendo 3DS e oferece uma funcionalidade multijogadores que permite a quarto jogadores combaterem em cooperação através do Modo Local. Quando passares por outra pessoa que esteja a jogar Pokémon Link: Battle!, poderás trocar dados de jogo com ela. Caso tenhas definido os teus Favorite Pokémon (Pokémon favoritos), estes também serão partilhados com outros jogadores. Além disso, qualquer Pokémon que recebas de outros jogadores deste mesmo modo tornar-se-á um dos teus aliados.