Para resolveres os quebra-cabeças, tem atenção aos números por cima de cada coluna e ao lado de cada linha, que identificam o número de quadrados que precisam de ser preenchidos na linha em questão. Descobre onde está cada quadrado e preenche-o, para assim revelares o retrato do Pokémon!
Os Pokémon que colecionares poderão ajudar-te a resolver quebra-cabeças através de uma série de habilidades. Por exemplo, a habilidade Rising Reveal de Eevee faz com que os quadrados sejam exibidos na vertical, centrando-os em torno de um quadrado de ativação, ao passo que a habilidade Hyper Scan de Lucario examina a grelha e corrige os quadrados incorretos. Já a Blue Force de Squirtle altera a cor dos números ao lado das linhas com quadrados que podes mesmo preencher, tornando-os azuis. Quando determinados Pokémon utilizam a sua habilidade, mesmo que uma só vez, ficam sem energia quando terminas o nível. No entanto, recuperarão a sua energia com o passar do tempo. No total, existem 12 habilidades, cada uma delas com efeitos diferentes.
Existem mais de 300 quebra-cabeças para resolver, além de um modo avançado e do Daily Training, que poderá ajudar-te a melhorar as tuas habilidades. Devido ao grande número de quebra-cabeças disponíveis, são muitos os Pokémon que aparecem neste jogo. Além dos Pokémon mais conhecidos, os Mega-Evolved Pokémon de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire também aparecerão neste jogo para te dar uma mãozinha ou para te desafiar. Fica atento ao Legendary Pokémon e ao Mythical Pokémon! Tenta resolver tantos quebra-cabeças quanto possível e colecionar o maior número de Pokémon que conseguires.