Cada nível de Pokémon Shuffle oferece um número limitado de oportunidades para mover os Pokémon. Não existe limite de tempo, por isso podes demorar o tempo que quiseres a analisar a grelha. Para ultrapassares cada nível terás de reduzir os HP dos Pokémon selvagens que encontrares para zero num determinado número de jogadas. Usa todas as estratégias e táticas à tua disposição e estuda bem a grelha para conseguires detetar correspondências futuras. Eliminar Pokémon de forma eficiente é a chave para passar os inúmeros níveis de Pokémon Shuffle!
Os Pokémon pertencem a diferentes tipos, cada um com os seus pontos fracos e fortes, e é importante escolher o grupo de Pokémon ideal para cada nível. Contarás também com a possibilidade de elevar o nível dos teus Pokémon utilizando-os várias vezes, permitindo-lhes provocar mais danos nos inimigos. Reúne muitos Pokémon diferentes e faz com que subam de nível para que possas avançar nas batalhas contra Pokémon selvagens. Pokémon Shuffle inclui também Pokémon capaz de "megaevoluírem": sempre que um dos teus Pokémon "megaevolui", pode eliminar uma quantidade de Pokémon ao mesmo tempo ou causar outros efeitos especiais.
A 8 de março de 2017 foi lançada uma atualização deste software. Se não instalares esta atualização não será possível utilizares funcionalidades que requerem ligação à Internet, tais como a compra de joias ou o acesso a níveis especiais. Mais informações na secção Assistência.