The Legend of Dark Witch 3 - Wisdom and Lunacy é um jogo de disparos e ação de deslocação lateral 2D.
O jogador, Zizou, avança ao longo de uma variedade de cenários enquanto recorre ao seu Shot e Lord Attack para derrotar inimigos. Se derrotares os bosses no final dos cenários superarás o nível. Se concluíres todos os cenários terminarás o jogo.
Quando inicias o jogo, jogas pelo Opening Stage. Depois de o concluíres, passas para o ecrã de seleção de cenários, no qual tens oito cenários à escolha.
Os Syega Fragments e Tres reunidos durante os níveis podem ser usados para potenciar a personagem do jogador. Depois de derrotares um determinado número de inimigos num nível, ou depois de alcançares determinados locais, receberás Syega Fragments que poderão ser utilizados para ativar "slots" temporariamente.
Nota: Na New Nintendo 3DS, o efeito 3D está disponível em todo o jogo. Se jogares numa Nintendo 3DS, só poderás usufruir do efeito 3D fora dos segmentos de jogabilidade (Menus etc.)