THE LAST BLADE é um jogo de luta lançado em 1997 pela SNK, cuja ação se passa no período Edo japonês. Nele, poderão optar por lutar com vários espadachins únicos.
O jogo é tematicamente semelhante à série SAMURAI SHODOWN, mas diferencia-se pela inclusão de vários sistemas inovadores. Um deles é a possibilidade de optar entre os estilos Power e Speed ao escolher uma personagem. Com o sistema Power podes provocar muitos danos, enquanto que, com o sistema Speed, a tua personagem poderá executar intricadas combinações de golpes e ficar mais rápida.
O jogo inclui ainda uma técnica Hajiki especial, que permite aos jogadores desviarem-se ou repelirem ataques. O jogador poderá também cancelar superataques no modo Desperation, o que adiciona um elemento estratégico ao jogo. Por fim, e graças à inclusão das Super Secret Skills e Super Desperation Moves, terás acesso a muitos ataques espetaculares.