Em Apré Lapli, Maya e o seu avô compartilham a história dos seus pais, andando numa carroça arrastada por um dragão gigante, na estrada, num mundo escasso e seco. Ele conta-lhe como eles se conheceram, cresceram juntos e também porque é que a água é tão rara.
Em paralelo, Maya sonha com água, e com vegetação. Ela vê claramente cenas em que a água corre em abundância. A vegetação cresce debaixo dos seus pés enquanto revela um dos 10 poemas da aventura.
Por vezes, controla-se o carrinho e tem de se chegar a um campo. Um pequeno indicador irá ajudá-lo a encontrar o seu caminho, mas este deserto é um mundo aberto, pelo que nada o impede de o explorar. Por vezes, o avô e a Maya falam um com o outro; basta andar a cavalo com eles, ouvir a sua história...
Por vezes, controlas Maya e vives um dos seus sonhos com ela; à medida que Maya avança no curto nível, revelas um pequeno poema.
Em outras ocasiões, controla ambas as personagens ao mesmo tempo. Maya, movendo o pau esquerdo do controlador; Granpa, movendo o pau direito do controlador. Tem de resolver puzzles simples, encontrar comida, ou água. Cada personagem tem as suas especificidades; só a Avô tem a força para levantar pedras, só a Maia tem a velocidade suficiente para apanhar escaravelhos ...
Uma vez completados os objectivos do acampamento, pode sentar-se ao lado do fogo e progredir através da narrativa da história... Mas, tem a certeza de ter encontrado todos os objectos coleccionáveis desse acampamento?