Expande ainda mais com a criação dos Folk, seres que precisam da tua ajuda para sobreviver. Leva os teus robôs operários ao limite ao implementar pesca, cozinha, costura e construção de casas, para ajudar os Folk a chegar a um estado de transcendência.
Cria um exército de robôs para automatizar a maior parte das tarefas na tua colónia. Ensina-lhes o que devem fazer e aumenta tanto os seus cérebros como as possibilidades daquilo que podem realizar graças a muitas melhorias e opções.
Recolhe, constrói, cozinha, pesca, costura, cultiva, dedica-te à pecuária e muito mais. O mundo de Autonauts é muito vasto, e tem oportunidades ilimitadas para automatizar e fazer evoluir o seu mundo.
O mundo de Autonauts ganha vida com um estilo visual com poucos polígonos que se combina com uma palete de cores viva e consistente, que acrescenta tanto profundidade como escala. Tudo isto cria uma área de jogo atraente e relaxante.