Uma força do Mal apelidada de Lina está a devorar dados de uma vasta rede interdimensional de servidores supervisionados por computadores conscientes chamados "motes". Desesperados, os "motes" pedem a ajuda de heróis de outros mundos de jogos paralelos para se enfrentarem entre si em lutas corpo a corpo. O vencedor do torneio poderá ser despertado como o Blade desconhecido, o salvador que pode derrotar Lina e proteger os "motes" de mais ataques.
Desenvolvido pelo Studio Saizensen, Blade Strangers é um desafiante jogo de luta à moda antiga. O acessível esquema de controlo de quatro botões permite que os principiantes não tenham grandes dificuldades em provocar danos assim que comecem a jogar. No entanto, os complexos combos, contra-ataques e ataques especiais permitem que os jogadores mais experientes tenham a oportunidade de contar frames, construir cadeias e aprender a ciência das hit boxes.