Blaster Master Zero é um jogo de ação e exploração ao estilo 8 bits criado numa perspetiva descendente que nos leva de volta à era dourada da NES.
Num futuro não tão distante na Terra, um jovem chamado Jason Frudnick embarca no veículo de guerra SOPHIA III e parte numa aventura nas profundezas subterrâneas do planeta.
Assume o controlo do SOPHIA III nos mapas de visão lateral e explora o ambiente à tua volta enquanto procuras a entrada da masmorra, onde o chefe da área está à espreita.
Quando encontrares a entrada da masmorra, sai do SOPHIA III e entra na pele do Jason. Acaba com os mutantes lá dentro no modo de perspetiva descendente.