Em vez de batalhas defensivas lentas, Brawlout oferece toda a intensidade e velocidade que caracterizam os jogos de plataformas e lutas.
Atingindo o equilíbrio entre a cena competitiva crescente e as raízes do género "party game", Brawlout é ideal tanto para fãs acérrimos de jogos de plataformas como para os novatos.
Existem atualmente seis personagens originais e duas "indie" que proporcionam estilos de jogo variados. Cada personagem de Brawlout apresenta três variantes – versões alternativas de personagens com estatísticas, indumentária e até jogadas diferentes. Com estas variantes, o total de lutadores individuais ascende aos 18. Encontra o lutador e a variante mais adequada para ti e mostra o que vales no campo de batalha!
Em combinação com técnicas já conhecidas, Brawlout acrescenta mecânicas vistas noutros jogos de combates. O Rage Meter vai-se enchendo à medida que vais sofrendo danos, permitindo-te quebrar combos com o Rage Burst ou provocar o caos no modo Rage. O Rage Burst afasta os adversários, quebrando os seus combos e permitindo-te criar espaço ao custo de metade do teu Rage Meter. Se o medidor se encher, poderás ativar o modo Rage, aumentando o contra-ataque que efetuares ao mesmo tempo que reduzes o que sofres.
Quanto a modos, Brawlout tem tudo o que esperarias de um jogo de plataformas e mais.