Chaos on Deponia apresenta-se ainda mais excêntrico que o seu antecessor e põe o jogador instantaneamente sob o seu feitiço.
Depois dos acontecimentos em Deponia, parece que Rufus volta a si. Tornou-se mais prudente, amigável e solidário sem qualquer segunda intenção de satisfazer os seus propósitos egoístas. Rufus acorrentado a serras circulares em chamas, a treinar golfinhos-torpedo ou a procurar ninhos de ornitorrincos: tudo isto parece agora algo do outro mundo... ou não.
A segunda aventura em Deponia conta uma história original e independente, sem necessidade de conhecer o primeiro episódio. Os fãs do primeiro jogo podem encontrar novas características nas personagens e cenários que conheceram anteriormente, e verão respondidas as questões em aberto.