Claybook é um mundo único feito inteiramente de barro. Cada centímetro do ambiente pode ser construído e moldado. Tudo tem matéria no seu interior e não apenas um invólucro exterior. O barro pode ser líquido ou sólido e pode ser deformado e destruído.
No jogo, personificas crianças corajosas que dão vida ao Claybook. Cada capítulo do livro desafia-te com obstáculos e puzzles únicos. Vais possuir bolhas de barro e transformá-las em diferentes formas para ultrapassar situações difíceis. Cada forma tem os seus pontos fortes e pontos fracos e algumas até têm poderes especiais.