Deep Space é um jogo altamente interativo com gráficos incrivelmente realistas, uma atmosfera misteriosa criada pelo som e pela jogabilidade. Os jogadores navegam pelas seções baseadas em níveis da nave espacial, completando missões e lutando contra monstros.
O jogo começa quando o protagonista acorda em um sacrófago e tenta entender o que aconteceu.
A luta pela sobrevivência torna-se intensa desde o primeiro nível, o protagonista sem entender o que aconteceu na proa do navio. Durante sua exploração, ele está em busca de munição, reservas de saúde e nós que são usados tanto para destrancar portas especiais quanto para atualizar armas e trajes.
Ele começa a explorar o espaço da nave em que está e a buscar saídas para a situação.
Durante sua exploração, ele encontra uma infinidade de monstros nas salas que deve derrotar para abrir a próxima. Ele também conhece o monstro principal, que é o mais difícil de derrotar.
E a terceira parte do jogo é a fuga do navio danificado por meio de um navio menor.
Mas nem tudo é tão fácil quanto parece, pois o protagonista é impedido por algo de fazer isso.