Divine Ascent é um jogo de quebra-cabeças estratégico, com modos de jogador individual e multijogadores local. O objetivo é ser o primeiro a construir torres e a alcançar o seu topo para erigir templos.
O jogo é por turnos, como um jogo de tabuleiro. O objetivo é ser o primeiro a erigir três templos. O templo surge quando colocas um peão numa torre com cinco peças de altura, ou três peças de altura no modo Puzzles.
Começa por colocar o teu peão em qualquer quadrado ao nível do tabuleiro. Se não houver nenhum disponível, tens de o colocar no nível mais baixo disponível. Tens de o voltar a colocar, seguindo o mesmo processo, depois de erigires um templo.
O peão pode ser movido na ortogonal para um quadrado adjacente e disponível no tabuleiro, que pode estar ao mesmo nível, um nível abaixo ou um nível acima.
Podes usar a peça no canto do ecrã e colocá-la num quadrado disponível no tabuleiro.
Se houver quadrados disponíveis e ortogonalmente adjacentes entre si que formem uma escada cuja peça mais baixa o peão possa subir, podes subir diretamente para o topo da escada.
Se um quadrado formar uma linha ortogonal com o peão, o peão pode saltar para lá, desde que esse quadrado tenha mais uma peça que o quadrado do peão e que todos os quadrados entre ambos estejam mais baixos.
Se os quatro quadrados à volta do peão estiverem bloqueados por outros peões, por templos, por peças pelo menos dois níveis acima do peão ou pelos limites do tabuleiro, podes colocar uma peça por baixo do peão.
Cada localização tem quadrados com propriedades especiais. Cabe-te a ti descobrir que efeitos os deuses lhes concederam.
O modo Arena é um conjunto de 24 níveis multijogadores, que decorre nas localizações de todas as diferentes civilizações e que incorpora os seus próprios quadrados especiais. Entre dois e seis jogadores (humanos ou I.A.) competem para construir templos.