Após abandonar a sua carreira na indústria da tecnologia e uma misteriosa ausência de três anos, Evelyn Ishino-Aubrey ressurge a trabalhar como proxy para uma aplicação de psicoterapia virtual chamada Eliza. O seu trabalho consiste somente em ler um guião que lhe é atribuído em tempo real por inteligência artificial, deixando-a sem qualquer autonomia em relação ao que diz. Será a Eliza uma maravilha da tecnologia que oferece terapia a pessoas sem acesso a ela? Ou será, em vez disso, uma substituta ineficaz e mais um vetor para as empresas de tecnologia obterem controlo sobre as nossas vidas?
Ao estabelecer novas ligações com pessoas do seu passado e ao conhecer os cidadãos de Seattle que recorrem à Eliza para psicoterapia, a Evelyn dá por si presa no meio de dois lados do argumento. E quando começa a questionar-se sobre a sua vida passada e propósito futuro no mundo, torna-se claro que terá de confrontar o tumulto e os conflitos interiores.