Enviado para uma ilha longe do seu lar na cidade flutuante de Gideon, Shane deve superar os testes e regressar como um engenheiro ou ser banido eternamente. Conversando por rádio, Shane e outra engenheira em treino chamada Erin começam uma amizade ilícita que irá para sempre mudar a forma como Shane vê o mundo.
Os testes são os desafios mais difíceis que qualquer engenheiro deve superar antes de receber o seu título. Para Shane, os testes são o seu destino, porém este não está em harmonia com os seus desejos. Num mundo dividido entre honoráveis engenheiros e artistas odiados, Shane vê-se dividido. Os testes, eventos na sua cidade natal de Gideon e um romance improvável contam uma história amarga de amor, ambição e uma sociedade prestes a mudar completamente.