I Hate Running Backwards é um roguelite infinito cheio de adrenalina com ênfase na destruição e onde terás de lutar contra ondas intermináveis de inimigos durante viagens no tempo através de mundos criados aleatoriamente! Escolhe a tua personagem e elimina os inimigos com um arsenal poderoso de caçadeiras, lança-mísseis, lasers, canhões de singularidade e outras armas!
Sam e os seus amigos ficam presos num espaço-tempo contínuo misto e têm de lutar contra o gigante Ugh'Zan, desta vez reincarnado como um robô gigante, e a sua armada de monstros mortíferos. A batalha leva-os a diferentes épocas e lugares, desde as florestas astecas até aos desertos do Egito com um terrível boss à sua espera no final de cada local.
Espera-te uma ação intensa e interminável que te fará eliminar vaga após vaga de inimigos no teu objetivo de defrontar o boss final. Achas que o jogo termina quando lá chegares? Era bom, mas não. O jogo recomeça e envia hordas de inimigos ainda mais fortes na tua direção.