Ikaruga
Um piloto rebelde chamado Shinra deve combater uma nação inimiga utilizando um caça especial, o Ikaruga, capaz de alternar entre duas polaridades (preto e branco) com o toque de um botão. As balas da mesma cor da embarcação do Shinra podem ser absorvidas, enquanto a cor oposta provocará danos. Esta mecânica de mudança de polaridade é um dos destaques do jogo e a fundação para o design dos cenários e dos inimigos. Cabe agora ao Shinra tomar a sua decisão final, uma vez que Ikaruga poderá ser a última oportunidade da federação rebelde para derrotar o regime opressivo de Horai!