Na tentativa de destruir uma ameaça nazi, o jogador assume o papel dos pilotos Jack e Amelia numa emocionante batalha área cheia de missões, cada uma das quais com diversos objetivos e inimigos, além de várias metas paralelas. No meio da ação e adrenalina, o jogador também deverá elaborar a sua própria estratégia, atribuindo ao parceiro de batalha os objetivos essenciais para destruir os inimigos e ter sucesso.
Iron Wings é sobretudo um jogo arcade sobre um atirador aéreo em que para vencer não basta apenas ter uma boa mira. Apesar de as armas e dispositivos montados em cada um dos aviões desempenharem um papel importante na conclusão de cada missão, é o jogador que decide o que fazer e como conseguir o que deseja.
Durante o voo, o jogador terá total controlo sobre os pilotos e os seus aviões, alternando entre eles sempre que precisa, atribuindo ordens ao parceiro. Cada um dos aviões possui diferentes dispositivos extra que poderão ser usados durante as missões.
Entre os dispositivos disponíveis estão os Chaffs e Magnetrón, como contramedidas anti-radar, a Câmara fotogrática, para obter imagens detalhadas de alguns objetivos, o Farol, para descobrir e focar alvos em ambientes noturnos, e muito mais.
Iron Wings conta a história de dois amigos de infância que partiram para a guerra como parte de um esquadrão especial da Força Aérea. Sob o comando do coronel David Ruse, o objetivo dos pilotos é localizar e deter o general Adler à frente da "Ahnenerbe", uma equipa secreta de arqueólogos e cientistas nazistas.
O jogo tem início durante uma angariação de fundos em NY e rapidamente se desloca para operações de guerra com a Operação Husky (a invasão da Sicília pelos aliados) na sequência de eventos reais na busca de Adler.
Os pilotos enfrentarão emocionantes missões aéreas e terrestres, de Nova York, totalmente reconstruída como na década de 40, e outras localidades dos EUA, como Black Canyon, a vários campos de batalha reais na Europa: da Sicília a Nápoles passando pela Polónia e Alemanha.