Um destes monstros — um ogro enorme chamado Roy — não tem interesse em devorar humanos. Mas um dia, ele e seu melhor amigo Golan se deparam com Meg, uma pequena humana perdida. Além disso, descobrem algo verdadeiramente aterrorizante: quando ela começa a chorar de medo, um tom de vermelho sanguinolento cobre o céu e a própria terra começa a tremer e chacoalhar.
É isso mesmo: as lágrimas da pequena garota têm o poder de causar o apocalipse — e a única forma de impedi-lo é ajudar a menina a reencontrar a mãe e voltar para casa em segurança.
Meg's Monster é um JRPG curto, com foco narrativo e uma grande reviravolta. Os jogadores controlam Roy, que começa o jogo com 99,999 de vida e é teoricamente invulnerável. A preocupação real está em manter Meg segura, já que se ela começar a chorar, o jogo termina para todos. Jogadores precisarão dominar as mecânicas únicas e os mini-games de cada batalha, sempre progendo Meg e utilizando seus brinquedos favoritos para tranquilizá-la.
Ao longo de sua jornada juntos, Roy e Meg encontrarão uma série de personagens peculiares e interessantes, todos cuidadosamente renderizados na estética pixelada e vibrante que tornou-se marca registrada da Odencat e faz até os monstros mais assustadores parecerem fofos. Dramas e intrigas podem ser encontrado aqui — e até mesmo inimigos derrotados podem tornar-se amigos por meio de aventuras opcionais.
O que começa como uma história tocante e relativamente simples sobre dois amigos improváveis acaba se expandindo e tornando-se algo muito maior, à medida que Roy e Meg começam lentamente a desvendar os mistérios que cercam o Submundo e eles mesmos. O resultado é uma jornada emocionante que, como qualquer bom livro de histórias, permanecerá em seu coração por muitos anos.