Nas mais remotas montanhas do Colorado, o horror espera por ti no Mount Massive Asylum, um manicómio há muito abandonado. Este foi recentemente reaberto pelo departamento de "pesquisa e caridade" da corporação multinacional Murkoff. O manicómio tem estado operacional no maior dos segredos... até agora.
O jornalista independente Miles Upshur invade o local na sequência de uma dica anónima e o que descobre mostra uma ténue e tenebrosa divisão entre ciência e religião, natureza e algo completamente insondável. Depois de ficar preso no interior, a sua única esperança de fugir encontra-se junto da terrível verdade oculta no coração do Mount Massive.
Continua a explorar o nebuloso mundo da corporação Murkoff com os conteúdos adicionais Outlast: Whistleblower. Entra na pele de Waylon Park, um engenheiro de software contratado pela Murkoff e o responsável pelos e-mails enviados a jornalistas de todo o mundo - incluindo Miles - no início de Outlast. Waylon passou umas semanas no Mount Massive, durante as quais foi impedido pelos rigorosos protocolos de segurança de sequer contactar a sua esposa e filho. Ele começou a suspeitar dos cientistas e doutores obcecados por lucros e das experiências tão perigosas quanto irresponsáveis a que sujeitavam os pacientes. A empatia que sentiu pelas infelizes vítimas alimentou a fúria de Waylon, o que o levou a divulgar a podridão no coração do Mount Massive. Apesar de Whistleblower contar uma história que precede Outlast, irá alargar-se para além dos eventos do primeiro jogo e mostrar o capítulo final do Mount Massive Asylum.
Outlast e os conteúdos adicionais Outlast: Whistleblower são experiências verdadeiramente genuínas no campo do horror de sobrevivência, mostrando que os monstros mais assustadores residem na mente humana.