Em 1802, o navio mercante Obra Dinn partiu de Londres em direção ao Oriente com mais de 200 toneladas de mercadoria. Seis meses depois, ainda não tinha chegado ao seu destino, no Cabo da Boa Esperança, e foi dado como desaparecido em alto-mar.
Na manhã de 14 de outubro de 1807, o Obra Dinn deu à costa no porto de Falmouth com as velas danificadas e sem sinais da sua tripulação. Na pele do investigador de seguros da sede londrina de East India Company, partes imediatamente para Falmouth, onde encontras uma forma de embarcar no navio para preparares uma avaliação dos danos.
Return of the Obra Dinn é uma aventura na primeira pessoa com elementos de mistério, exploração e dedução lógica.