Prestando homenagem aos clássicos das arcadas e com gráficos em 16 bits nostálgicos, Rick Henderson é um interminável shoot'em up de deslocação lateral com uma rejogabilidade sem limites. Ludibria cinco fações inimigas e os respetivos chefões, melhora a tua nave e tenta sobreviver a eventos espaciais imprevisíveis.
Rick Henderson inclui diferentes modos de dificuldade para maximizar a acessibilidade, tutoriais úteis para os novatos e um profundo sistema de pontuação com multiplicadores, graus e bónus. Escolhe uma nave adequada ao teu estilo, equipa-a com 27 armas únicas, introduz melhorias e coloca à prova as tuas capacidades contra dezenas de inimigos diferentes, tudo ao som de uma arrebatadora banda sonora synthwave.